Internet e poder: A Revolução Jasmin preocupa as autoridades chinesas

Jasmine Revolution

Os chineses estão só começando as suas manifestações? Esta vai ser a maior guerra de informação da internet? É possível, a China tem um terço da população do planeta e uma das mais reprimidas politicamente. Photo: http://www.msnbc.msn.com

A maior revolução política do mundo, iniciada via redes socias está acontecendo na China. Os oficiais da “gestapo” chinesa – policiais de preto – tiveram uma presença quase tão massiva quanto a de manifestantes da “Revolução Jasmin”, que quer mais liberdade para os chineses.

O governo Chinês está preocupado com os microblogs depois de mais de 13 protestos por todo o país organizados em redes sociais. Não se sabe quem organizou os chamados para mobilização, foi espalhada pelo Twitter e por outros microblogs.

Três manifestantes foram detidos em Shangai em frente a um Starbucks, em Beijing uma enorme multidão se aglomerou em frente a um McDonalds.

Um jovem foi cercado pela polícia depois de colocar uma flor de jasmin em frente a um McDonald`s e só não foi levado preso pelo clamor de jornalistas e fotógrafos que já estavam no local.

Uma dúzia de advogados ativistas de direitos humanos está sendo observada e muitos dissidentes estão em prisão domiciliar. Dois advogados desapareceram de acordo com suas famílias.

A maior guerra virtual de todos os tempos

Alguns analistas afirmam que Revolução Jasmin não irá vingar, pois os microblogs ainda estariam atingindo só a uma minoria privilegiada.

As tendências de comportamento na web normalmente apresentam uma curva de ascendência em que no início só um pequeno grupo adere, “early users”.

Os governos autoritários devem realmente ficar preocupados, pois a cada dia surgem mais exemplos pequenos e grandes de mobilização e organização da sociedade via microblogs e redes sociais.

Source: http://www.nytimes.com/2011/02/21/world/asia/21china.html

Anúncios

Sobre Luciano Medina Martins

Journalist, blogger, activist against the abuses of states that violate citizens' rights. I don't write about one only topic, I like to interact with many different issues. No fake news here.
Esta entrada foi publicada em redes sociais. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s