Danos Ambientais: Chevron condenada a pagar 9.5bi no Equador

Na cidade de Lago Agrio o juiz da província de Sucumbios, Nicolás Zambrano, no último 14 de fevereiro, condenou a Chevron a pagar 9,5 bi de dólares como indenização por danos ambientais causados entre 1964 e 1990.

Humberto Piguaje, native Ecuatorian indian.

Humberto Piguaje, indígena do grupo Secoya e membro da Frente de Defesa da Amazônia, representante das vítimas dos desastres com petróleo no Equador já foi aos EUA compartilhar sua experiência com as vítimas do derrame de óleo no Golfo do México. Photo: http://www.aler.org

A ação foi movida por 47 pessoas em 1993, e se arrastou na justiça do Equador quase 18 anos. O pedido de indenização era de 27bi de dólares, mas o juiz concedeu um terço do pedido.

A Chevron ainda tem três níveis de recurso dentro da justiça do Equador, e mesmo que condenada não possui bens no país. Mais 18 anos podem se passar em tribunais do Equador e de outros países até que a indenização chegue às famílias prejudicadas pelos danos feitos pelas petrolíferas americanas Chevron e Texaco.

A Petroecuador também teria uma parte da responsabilidade, os advogados da Chevron há anos acusam os juízes do Equador de tendenciosos, inclusive trazendo à tona acordos de um juiz com empresas que realizariam a limpeza da área contaminada com dejetos petrolíferos que afetaram a vida de dezenas de milhares de pessoas.

Sources: www.time.com and www.arler.org

Anúncios

Sobre Luciano Medina Martins

Journalist, blogger, activist against the abuses of states that violate citizens' rights. I don't write about one only topic, I like to interact with many different issues. No fake news here.
Esta entrada foi publicada em meio ambiente. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s