Blogueiro russo quer por corruptos na prisão

Com seu website ele já arrecadou 2,92 milhões de dólares em doações, e voluntários ajudam a revisar processos judiciais em busca de provas da corrupção russa.

Alexei Navalny

O CAÇADOR DE CORRUPTOS - Alexei está determinado a por os corruptos russos na prisão, ele já arrecadou quase 3 milhões de dólares em doações. Photo: http://en.wikipedia.org

Alexey Navalny, 34, desenha cinco círculos azuis no quadro branco, para explicar o modelo do que ele chama “a clássica corrupção russa”.  Ele é inteligente, auto confiante e corajoso por levantar a voz contra corruptos em um país onde os críticos do governo desaparecem, são assassinados ou até presos.

Ele foca nos últimos três anos e obtém sua informação das famosas corporações estatais que movem a economia russa e enchem os bolsos de seus administradores.

“Todos sabem que a corrupção está por todos os lados, pode parecer estranho saber disso e não por os corruptos na prisão”, explica Alexei.

No momento ele se dedica a expor para o  público a recorrente corrupção admitida até mesmo pelos líderes russos como o maior problema nacional.

Recentemente ele ganhou processos judicias contra a Transneft e a Rosneft, forçando a empresa a dar acesso a documentos administrativos, incluindo atas de reuniões da diretoria. Em maio ele ganhou uma ação na justiça que forçava a polícia a descobrir exatamente que se beneficiou com as enormes doações da Transeft de 2006 a 2007 de mais de  514,5 milhões de dólares.

Navalny já está sendo objeto de ações judiciais. Ele chamou o partido que domina o governo – chamado Rússia Unida – de um partido de ladrões, durante um programa de rádio. Membros do partido, que não se identificam, contrataram um advogado que vai processá-lo. O partido não comenta o assunto.

O advogado e ativista diz não ter medo. “Qualquer que fizer um empreendimento na Rússia corre risco, é assim em jornalismo, em negócios, tudo tem risco.” Ele completa “sei que eles podem fazer o que quiserem, mas isto não vai me parar”.

Source: www.guardian.co.uk

Anúncios

Sobre Luciano Medina Martins

Journalist, blogger, activist against the abuses of states that violate citizens' rights. I don't write about one only topic, I like to interact with many different issues. No fake news here.
Esta entrada foi publicada em redes sociais. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s