Manifestações nos países árabes aumentam a influência do Iran

As manifestações e revoltas no mundo árabe estão fazendo a balança da influência política pender para o lado do Iran, quem perde espaço é a monarquia Saudita.

Ainda é cedo para escrever o capítulo final do impacto das revoltas árabes, mas o Iran já se beneficiou com o enfraquecimento de adversários árabes de acordo com o jornal The New York times.

Prince Nayef Bin Abdul Aziz

Ministro do Interior da Arábia Saudita, Príncipe Nayef bin Abdul Aziz al-Saud. Photo by Khaled Desouki/AFP/Getty Images at The Epoch Times

A Arábia Saudita é um tradicional aliado norte-americano e uma nação sunita que se opõe a maioria xiita. Esta semana a Arábia Saudita enviou dois navios de guerra ao canal de Suez, isto não acontecia desde 1979, os novos líderes militares Egípcios, que controlam o canal, permitiram a passagem dos vasos de guerra.

O rei Abdullah, da Arábia Saudita, na quarta se reuniu com o Rei do Barein, Hamad Bin Isa al-Khalifa, para discutir o conteúdo político das revoltas da maioria xiita. Os líderes da elite sunita na Arábia Saudita e no Barein acusam as populações xiitas de lealdade ao Iran. Os xiitas rebatem dizendo que os sunitas querem a tensão étnica para justificar a falta de democracia.

Source: www.nytimes.com

Anúncios

Sobre Luciano Medina Martins

Journalist, blogger, activist against the abuses of states that violate citizens' rights. I don't write about one only topic, I like to interact with many different issues. No fake news here.
Esta entrada foi publicada em crise árabe. ligação permanente.

Uma resposta a Manifestações nos países árabes aumentam a influência do Iran

  1. Pingback: Tweets that mention Manifestações nos países árabes aumentam a influência do Iran | Blog do Luciano -- Topsy.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s