Mudanças climáticas afetam vegetação na Amazônia

Trepadeiras na floresta tropical estão levando vantagem sobre as árvores.

Trepadeiras na floresta tropical estão levando vantagem sobre as árvores na competição por luz e nutrientes. Na região avaliada na Amazônia a abudância de trepadeiras cresceu 1.8% e a de árvores diminui 4,5%. Photo: http://www.livescience.com

As trepadeiras estão competindo mais com as árvores na floresta amazônica, e outras florestas tropicais no mundo, reporta o Los Angeles Times.

As mudanças climáticas estão acontecendo no mundo todo, e a floresta Amazônica também está sendo atingida pela mudança nos níveis de umidade e freqüência nas chuvas.

Diferentes estudos feitos em várias florestas tropicais do mundo, inclusive na Amazônia, confirmam a maior proliferação de trepadeiras. Elas crescem junto ao tronco das árvores, chegando as suas copas e lá competindo por luz e nutrientes.

As trepadeiras se desenvolvem mais rapidamente que as árvores, que em períodos mais secos reduzem a velocidade de seu crescimento. Na ilha de Barro Colorado, no Panamá, as trepadeiras já cobrem 75% da área de floresta tropical, em 1962 cobríam somente 32% das copas de árvores. 

De acordo com o relatório publicado na revista Ecology, na semana passada, que levou em consideração 8 estudos sobre a proliferação de trepadeiras em  regiões de floresta que vão dos arredores de Manaus até o parque Nacional de Cangree, nos Estados Unidos, passando pela Panamá e Guiana Francesa. Em todas estas áreas de floresta tropical estudadas se observa a proliferação maior de trepadeiras nos últimos 20 anos.

Source: www.latimes.com

Anúncios

Sobre Luciano Medina Martins

Journalist, blogger, activist against the abuses of states that violate citizens' rights. I don't write about one only topic, I like to interact with many different issues. No fake news here.
Esta entrada foi publicada em meio ambiente. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s