Tribunal mantém demissão de Yunus

O tribunal superior do Bangladesh, na terça-feira, manteve a demissão de Muhammad Yunus, pai do microcrédito e ganhador do prêmio Nobel da paz em 2006.

Muhammad Yunus

Muhammad Yunus, conhecido como o "banqueiro dos pobres", ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006 e fundador do Banco Grameen, que é especializado em microcrédito, foi demitido do banco que fundou e está sendo vítima de uma campanha difamatória feita pelo governo do Bangladesh. Photo: http://www.thehindu.com

Yunus trabalhava no Grameen Bank, insituição que ele mesmo fundou para promover o microfinanciamento. Ele foi demitido horas após ter avisado que iria sair em função da disputa com o governo sobre as regras do microcrédito.

A sentença do tribunal rejeitou a alegação de Yunus de que sua demissão por parte do Banco de Bangladesh, que é o órgão regulador do mercado, foi arbitrária e ilegal.

Os juízes consideraram que Yunus estava atuando ilegalmente como diretor do Banco Grameen, sem ter a devida autoridade legal.

Em 2000 o conselho do Banco Grameen indicou Yunus como diretor por tempo indeterminado. Ele atualmente tem 70 anos de idade, o que é superior a idade usual de aposentadoria, de 60 a 65, no Bangladesh.

O Banco de Bangladesh alega nunca ter aprovado a decisão,  que parece ser uma exigência legal. Muitos apoiadores de Yunus acreditam que o primeiro ministro Sheikh Hasina está em uma campanha para desacreditar o ganhador do prêmio Nobel por entender que ele representa uma ameaça política.

Source:  www.ft.com e www.thehindu.com

Anúncios

Sobre Luciano Medina Martins

Journalist, blogger, activist against the abuses of states that violate citizens' rights. I don't write about one only topic, I like to interact with many different issues. No fake news here.
Esta entrada foi publicada em direitos do contribuinte, direitos humanos, história. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s