Nova explosão na usina de Fukushima

Especialistas afirmam que emissões radioativas podem durar por meses.

Ainda não se sabe ao certo por quanto tempo haverá emissão de vapor radioativo. Na baia de Minamata, já houve uma catástrofe ambiental nos anos 50, com contaminação por metal pesado. Photo: http://www.japanfocus.org/-William-Underwood/2011

A crise nuclear no Japão, desencadeada pelo terremoto de quinta, pode durar por semanas ou até meses afirmam especialistas no Japão e Estados Unidos. As usinas atingidas podem emitir por tempo indeterminado vapor radioativo.

Dois reatores atingidos pelo terremoto foram inundados com água do mar pelos técnicos das usinas, o que resulta na emissão de vapor radioativo. Esta medida de emergência foi tomada para resfriar os reatores, na tentativa desesperada de conter problemas ainda maiores.

O completo derretimento dos centros ativos dos reatores em Fukushima  Daiichi não foi confirmada pelas autoridades. Hoje uma explosão arrancou o teto do prédio que abriga o segundo reator nuclear. Oficialmente as autoridades japonesas afirmam que os núcleos dos reatores não foram atingidos por completo, mas pode haver mais vazamento de radiação.

As autoridades japonesas já admitiram o derretimento parcial dos núcleos dos reatores, e afirmam que o vazamento de radiação foi relativamente “modesta” e considerada “segura”, reportou o jornal The New York Times.

Source: www.nytimes.com

Anúncios

Sobre Luciano Medina Martins

Journalist, blogger, activist against the abuses of states that violate citizens' rights. I don't write about one only topic, I like to interact with many different issues. No fake news here.
Esta entrada foi publicada em meio ambiente, saúde. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s