China cancela construção de 28 usinas nucleares

China volta atrás na construção de 28 usinas nucleares. Photo: Nelson Ching/Bloomberg News at http://www.nytimes.com

Beijing – O governo chinês suspendeu, na quarta, a aprovação na construção de 28 usinas nucleares por medida de segurança. O anúncio feito pelo premier Wen Jiabao foi uma surpresa. O premier chinês tomou esta decisão após reunião com técnicos nucleares japoneses.

As usinas nucleares que já estão operando também passarão por uma revisão nos seus patamares de segurança.

“Devemos atentar para a urgência da segurança nuclear. O desenvolvimento da energia nuclear deve ter na segurança sua mais alta prioridade.” Declarou o governo Chinês em seu web site.

O governo da China também afirma que o níveis de radiação permanecem normais no país e que os seus especialistas concluíram que o vento iria espalhar a radiação emitida na usina nuclear de Fukushima Daiichi para o leste do Pacífico, longe da China. “Isto não irá afetar a saúde a nossa saúde pública”, segundo o anuncio oficial.

Antes da certeza sobre a gravidade da situação em Fukushima o governo Chinês estava comprometido com seu programa nuclear.

“Algumas lições que aprendemos do Japão serão consideradas ao fazermos as usinas nucleares na China.”Afirmou Liu Tienan, Chefe Nacioanal de Energia no fim de semana, “Mas a China não irá mudar sua deteminação e planos de desenvolvimento da energia nuclear.”

A China vem agressivamente perseguindo a energia nuclear como alternativa ao petróleo e ao carvão (mais usado na China para produção de energia elétrica). As 28 usinas que estavam planejadas para serem construídas somavam 40% das usinas em planejamento no mundo todo.

A construção já havia começado em 25 das usinas, de acordo com experts da indústria nuclear na Associação Nuclear Mundial, que é um grupo internacional que promove a utilização da energia nuclear. Treze usinas já estão em operação na China, segundo o site da associação.

Source: www.nytimes.com

Anúncios

Sobre Luciano Medina Martins

Journalist, blogger, activist against the abuses of states that violate citizens' rights. I don't write about one only topic, I like to interact with many different issues. No fake news here.
Esta entrada foi publicada em crise nuclear no Japão, meio ambiente, saúde. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s