Três deputados pedem afastamento por causa de investigação sobre corrupção

O Parlamento Europeu abriu inquérito após a publicaçao de meticuloso dossier pelo jornal The Sunday Times.

Joseph Daul “Aqueles que não respeitam a moral ou a ética do parlamento não tem direito de estar nele.” Presidente do PPE. Photo: portal.radioiasi.ro

Três membros do parlamento europeu envolvidos com denuncias de um escândalo dinheiro em troca de influência nas comissões e votações pediram demissão, esta semana.

Os jornalistas do the Sunday Times se fizeram passar por lobistas e conseguiram que 3 deputados aceitassem dinheiro em troca de sua influência nas comissões do parlamento europeu. Os três, por pressão de seus colegas de partido, se demitiram a fim de evitar uma crise ainda maior no parlamento.

Ernst Strasse, austríaco e do maior grupo político, o PPE, foi o primeiro a se demitir e nega as acusações. O presidnete do PPE Joseph Daul declarou que o partido nem teve que intervir para que os parlamentares se demitissem logo. De acordo com Daul “aqueles que não respeitam a moral ou a ética do parlamento não tem direito de estar lá.”

O deputado sloveno Zoran Thaler, demitiu-se na segunda, e também alega ser inocente. “O que eles fizeram foi uma desgraça, desonra a instituição, e portanto, devem sair.” considera  Matin Schulz que preside a aliança progressista de sociais democratas, grupo de Zoran.

Adrian Severin, romeno e presidente do grupo socialista foi o último a se afastar e considera que pode reverter a sua situação, pois o inquérito está em sua fase inicial.

www.europarltv.europa.eu

Anúncios

Sobre Luciano Medina Martins

Journalist, blogger, activist against the abuses of states that violate citizens' rights. I don't write about one only topic, I like to interact with many different issues. No fake news here.
Esta entrada foi publicada em parlamento europeu. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s