Eleições via internet: mais participação.

O Parlamento Europeu está em meio a uma campanha para aumentar a participação dos eleitores nas urnas. Lá o voto não é obrigatório e a presença dos eleitores tem diminuído.

Uma das estratégias sendo discutidas é a possibilidade de que as eleições aconteçam via internet. Especialmente entre eleitores mais jovens poderia haver o aumento na participação. Entre um vídeo de YouTube e uma olhada no Facebook, os eleitores poderiam manifestar seu voto sem precisar se desconectar. O comitê para avaliação de opções em tecnologia e ciência do Parlamento Europeu está ouvindo especialistas e parlamentares sobre os prós e contras da eleição via internet (E-voting).

Bernd Beckert, do Instituto de Pesquisa e Inovação Fraunhofer, apresentou aos parlamentares o que considera serem pontos positivos e negativos da eleição via internet “já temos o e-commerce, a e-education, a e-administration, por que não termos eleições ou parlamentos na internet?”.

Na opinião de Beckert disponibilizar eleições via internet pode motivar os jovens a participarem mais das eleições, ao invés de ignorá-las. Para ele a votação via internet é o último passo para o processo de modernização baseado em TI para a administração pública. Entretanto, ele admite que existem riscos quanto a segurança, diferentemente do comércio via internet, as eleições são uma parte essencial da democracia, e se existem riscos de falhas ou fraudes, eles devem ser evitados.

Assista o vídeo da campanha do parlamento Europeu para instigar eleitores a irem as urnas, o slogan é “Sempre há tempo para votar.”

Source: www.europarl.europa.eu

Anúncios

Sobre Luciano Medina Martins

Journalist, blogger, activist against the abuses of states that violate citizens' rights. I don't write about one only topic, I like to interact with many different issues. No fake news here.
Esta entrada foi publicada em parlamento europeu. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s