Governo brasileiro estaria escondendo a verdade sobre a onda de Microcefalia

Segundo pesquisadores do Sydney Ayurveda Center, na Austrália, o governo brasileiro estaria escondendo a verdadeira causa da onda de microcefalia, que seria uma vacina para tétano, difteria e coqueluche aplicada nas mulheres grávidas em desacordo com as recomendações do fabricante e sem estudos adequados de aplicação da vacina em gestantes. A aplicação das vacinas dTpa e DTA é parte de uma campanha do Ministério  da Saúde e foi feita em caráter “obrigatório” nas gestantes. Seguem trechos do relatório publicado pelos pesquisadores na Austrália.

No final de 2014, o Ministério da Saúde do Brasil anunciou a introdução da vacina dTpa (tétano, difteria e coqueluche acelular) para todas as mulheres grávidas no país, como parte de seu programa de vacinação de rotina. O movimento teve como objetivo tentar conter o ressurgimento da coqueluche no Brasil. O problema é que a vacina não estava plenamente testada e aprovada para gestantes, conforme o próprio fabricante e autoridades sanitárias estrangeiras.

Em dezembro de 2015, o governo brasileiro entrou em alerta depois que foi registrado o nascimento de 2.400 bebês com cabeças encolhidas (microcefalia) e com danos aos cérebros.

As autoridades de saúde pública  não sabem de fato o que está causando o aumento dos casos de microcefalia em bebês nascidos no Brasil, mas estão teorizando que a grande incidência de microcefalia pode ser causada por um vírus conhecido como “Zika”, que é transmitida por mosquitos (Aedes aegypti) – da mesma forma como é o vírus do Nilo Ocidental.

A teoria é amplamente baseada no fato de que foi encontrado o vírus Zika em um bebê morto com microcefalia. O vírus também foi encontrado no líquido amniótico de duas mães cujos bebês tinham a doença.

Note-se que o Zika não é um novo vírus; está identificafo faz décadas. Nenhuma explicação foi dada a respeito de porque de repente ele poderia estar causando todos esses casos de microcefalia. Ninguém está fazendo seriamente a pergunta: “O que mudou?”

Não há teorização sobre a possibilidade de que os casos de microcefalia possam estar relacionados com a obrigatoriedade da vacina dTpa para todas as mulheres grávidas no Brasil iniciada há quase um ano. O governo tem “presumido”, sem provas científicas, que a causa é um vírus.

images (21)
Fatos destacados pelos pesquisadores da Sydney Ayurveda Centre:
 
  • A fabricante da vacina não teria testado a segurança e a eficácia da aplicação da vacina dTpa a mulheres grávidas antes das vacinas serem licenciada. Quase não há dados sobre as respostas biológicas inflamatórios desta vacina, que poderia afetar a gravidez e o feto.
  • De acordo com a Food and Drug Administration (FDA) os testes não foram feitos em seres humanos para demonstrar a segurança para as mulheres grávidas e não se sabe se as vacinas podem causar danos ao feto ou afetar a capacidade reprodutiva.
  • Os estudos de toxicidade e de fertilidade humana dos fabricantes da vacina dTpa são inadequadas e advertem que dTpa deve “ser dado a uma mulher grávida apenas se claramente necessário.”
  • Há substâncias na vacina que não foram totalmente avaliados para os efeitos adversos potenciais genotóxicos ou outros sobre o feto humano em desenvolvimento no útero que podem afetar  negativamente a saúde após o nascimento, incluindo adjuvantes de alumínio, conservantes contendo mercúrio (Thimerosal) e muitos mais bioativos e ingredientes potencialmente tóxicos.
  • Há sérios problemas com procedimentos de testes desatualizados para determinação da potência e toxicidade de vacinas contra coqueluche e alguns cientistas estão chananro a atenção para os limites a serem estabelecidos para o teor de toxina específica de vacinas contendo pertussis.
  • Não há estudos publicados sobre o mecanismo biológico que avaliem o estado de saúde antes da vacinação e depois ou que tenham  medido as mudanças no cérebro e função imunológica e integridade cromossômica após a vacinação das mulheres grávidas e seus bebês em desenvolvimento no útero.
  • Desde o licenciamento da vacina dTpa nos EUA, não houve nenhum estudo bem fundamentado comparando os resultados de saúde de grandes grupos de mulheres que recebem uma vacina contendo pertussis dTpa durante a gravidez quer separadamente ou em simultâneo em comparação com aqueles que não recebem o vacinas. Não há comparações de resultados de saúde do seus recém-nascidos acompanhando o primeiro ano de vida. Não foram conduzidas avaliações de segurança e de eficácia realizadas com  retrospectiva, comparando as mulheres vacinadas e as mulheres não vacinadas ou avaliações realizadas pelas empresas farmacêuticas e/ou as autoridades de saúde do governo brasileiro.
  • O FDA licenciou vacinas dTpa para ser administrada como dose única para indivíduos com mais de 10 ou 11 anos de idade. A recomendação do governo brasileiro de que os médicos dessem a todas as mulheres grávidas uma vacina dTpa durante a gravidez, independentemente de saber se uma mulher já recebeu uma dose da dTpa, trata-se de e uma utilização não indicada na bula  da vacina.
Anúncios

Sobre Luciano Medina Martins

Journalist, blogger, activist against the abuses of states that violate citizens' rights. I don't write about one only topic, I like to interact with many different issues. No fake news here.
Esta entrada foi publicada em saúde, Uncategorized, Zika com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

76 respostas a Governo brasileiro estaria escondendo a verdade sobre a onda de Microcefalia

  1. Marlene Machado diz:

    Considero grave essa matéria – ou suposição, já que uma vacina para ser aplicada em larga escala no mundo todo, necessita todos os testes iniciais, intermediários e conclusivos junto aos públicos alvos para o qual está sendo direcionada. Essa “teoria” também não esclarece que centenas de pesquisadores nacionais e de fora do Brasil já possuem estudos que comprovam a relação de casos de microcefalia com um dos virus, neste caso o Zica, transmitido pelo mosquito. Não acredito que o Governo brasileiro esteja “escodendo” algo e alegar isso sem uma prova cabal, apenas para “levantar suspeitas” e criar mais dúvidas na população e na humanidade, é sim, uma das piores epidemias a qual está difícil de combater.

  2. Fernanda diz:

    Primeiro disseram que poderia se a vacina contra a rubéola que poderia causar a microcefalia, agora é essa vacina tríplice. Será que alguém sabe mesmo alguma coisa com certeza sobre isto?

  3. Gildson diz:

    Muito obrigado pelo seus esclarecimentos, mesmo leigo, nunca acreditei que a causa da microcefalia fosse o vírus zica, busco informações e sua publicação veio de encontrou com minhas expectativas, porem trouxe um fato novo a tdpa, o que acha da suspensão do larvicida pyriproxyfen pelo governo do Rio Grande do Sul? Forte abraço, e parabéns.

  4. Vamos lá então

    – 29000 mulheres grávidas receberam a vacina nos EUA, nenhum caso de microcefalia foi sequer citado.
    http://www.webmd.com/baby/news/20151020/study-says-tdap-vaccine-safe-during-pregnancy

    – O mercúrio usado como conservante em em vacinas (Timerosal) é o etilmercúrio, que é facilmente excretado pelo corpo humano. O tipo que faz mal e se acumula é o Metilmercúrio. A propósito, os testes foram sim aprovados pelo FDA.
    http://www.cdc.gov/vaccinesafety/concerns/thimerosal/

    – A instituição que apresenta essa reportagem “Sydney Ayurveda Center” é dedicada ao Ayurveda, uma prática milenar indiana que afirma não ser necessário vacinar, mas sim prevenir com boa alimentação e higiene. O próprio artigo não cita fontes.
    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3336341/pdf/ASL-28-55.pdf

  5. Simone diz:

    Ok, são muitas as perguntas sem respostas… E eu tenho mais uma: A VACINA É OBRIGATÓRIA SOMENTE NO NORDESTE? Em alguns estados de forma especial, como Pernambuco, Paraíba, Bahia… Se é em todo Brasil, por que a incidência maior nessa região?

  6. Ismar Gavilán diz:

    Amigo, de onde vc tirou essas informações? Fui atrás da sua fonte e não achei nada! Não estaria sendo sensacionalista, não? Eu tenho o mesmo pensamento, mas não acho nada a respeito, então, não concordo em divulgar informações falsas. Se puder identificar as fontes de forma a qualquer um poder conferir a veracidade, fica muito melhor. Até lá, isto aqui não passa de invenção. Abraço.

  7. anonimo diz:

    zika é fraude. 4000 casos de microcefalia este número reduziu para 270 zika suspeitos e apenas 8 confirmada com zika com microcefaliar
    casos de zika é a região nordeste do Brasil 86% dos casos e não no brasil inteiro . existe decadas na africa e não tem nenhum relato de microcefaliar na africa. Olympics will be held in winter in Brazil and the mosquitoes not play.

    brasil tem 205 milhoes de pessoas em media tem menos 300 casos. EUA tem em media 25000 por ano.
    “Partido dos trabalhadores”PT” que é do governo e movimento feministas tem interesse de legalizar o aborto geral no brasil……. eles vão entrar nos próximos meses no Supremo tribunal federal com mandato de segurança para legalizar o aborto pelo supremo,pois no congresso nacional não passar. O mesmo governo que proíbe pilula do câncer não esperar outra coisa,pois os eleitores da Dilma acreditam que ela esta fazendo o bem do brasil,mas hojé a presidente dilma não pode nem sair na rua que é vaiada sua popularidade é das piores da historia do brasil.

    A presidente do brasil Dilma quer usar combate o mosquito transmissor de dengue e zika etc…. para distrair o povo,porque o seu governo esta no noticiário envolvido em vários escândalos de corrupção com membros do seu partidos e aliados presos por corrupção eo processo de impeachment nos próximos meses . usam o combate do mosquito para distrair o povo,mas muitos brasileiros já acordaram para isso.

    site 1
    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160126_zika_stf_pai_rs

    site 2 http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160201_zika_aborto_temporao_rs

    site 3
    http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/02/ministro-defende-opcao-de-aborto-em-caso-de-fetos-com-microcefalia-no-ac.html

    O governo do Rio Grande do Sul suspendeu neste sábado (13) o uso em água para consumo humano do larvicida Pyriproxyfen, utilizado para deter o desenvolvimento da larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus zika. O produto é fabricado pela Sumitomo Chemical.

    http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/02/ministro-defende-opcao-de-aborto-em-caso-de-fetos-com-microcefalia-no-ac.html

    colombia registra 2824 gravidas com zika e nenhum caso de microcefaliar
    http://www.jornalnh.com.br/_conteudo/2016/02/noticias/mundo/273438-colombia-registra-2-824-gravidas-com-zika-e-nenhum-caso-de-microcefalia.html

    site de ciencia desmentindo farsa da zika:
    http://www.csmonitor.com/World/Global-News/2016/0205/Research-suggests-more-fear-than-fact-behind-Zika-threat

  8. yuri diz:

    Luciano, se olhar no site do centro australiano, tem no final “original source”, que leva a outra página. Portanto, a pesquisa não foi realizada por eles. Espero que o sr. não tenha colocado tal informação para tal peso à sua matéria, e aumentar o espalhamento da informação. Até onde sei e reconheci o texto apresentado (ainda que traduzido para o inglês), é de autoria do Dr. Plínio Bezerra dos Santos Filho, que iniciou esse estudo levantando essa hipótese, e a informação sse disseminou rapidamente, correta ou não. Uma rápida pesquisa e encontrará o texto original do processo que ele fez pelo ministério público alegando os mesmos fatos, é praticamente idêntico. Preze pela informação de qualidade.

  9. Lillyth diz:

    Eu tenho uma hipótese: A vacinação das meninas para prevenir o HPV. Para mim, após aplicação desta, as meninas contraíram Zica. No corpo dessas crianças, os dois vírus sofreram algum tipo de mutação. Estas mesmas meninas foram novamente picadas pelo Aedis que levou longe esse novo vírus. Como a Zica iniciou aqui no Nordeste, a incidência maior foi aqui também. Mas o detalhe principal é que não sou nem da área de saúde. Qualquer insinuação dessa natureza da minha parte é leviana… Hipóteses tenho aos montes, mas sem fonte segura e confiável, minhas palavras não tem valor.

  10. Mariana Gonçalves Dias diz:

    Eu tomei a vacina de tetano na gravidez e meu filho não te microcefalia, tudo mentira isso, tem que se investigar a causa com mais atenção, e sem fazer o desespero das pobres mães, que estão nesse periodo tão lindo de suas vidas. E meu filho tem 1 ano e 6 meses.

  11. Maria diz:

    De onde vc tirou a informação de que as grávidas são vacinadas?

  12. Luana diz:

    Eu estou com 7 meses Mal eu tomei a vacina fiquei toda empolada fui até o upa mas próximo da minha casa não era zika mas sim foi a vacina que tomei no posto próximo da minha casa! Agora só entrega na mão de Deus me proteja

  13. Procurei a fonte da pesquisa… Existem sim conjecturas.. Concordo que o virus é velho e existe forte coincidência com o momento das vacinas.. mas como dito acima.. A vacina foi em todo o país… porque a concentração se deu certos locais??
    Acredito que o Virus não é o principal fator nem o único. Devemos ainda acreditar que a microcefalia em famílias de classe média ou Alta, está sendo disfarçadas pelos abortos… Se o país todo foi atingido… A culpa foi da vacina…

  14. PMonteiro diz:

    É precioso qualquer indício para esclarecimento imediato desse grande mal.
    Independente de partido, todos abracemos essa investigação.
    Todos os caminhos têm q ser explorados.
    É uma batalha pela saúde, mundial.
    Valeram todos os comentários!

  15. Gabriel diz:

    Por favor gente, chega desse tipo de papo de conspiração, sei que o nosso governo já não tem muito crédito, mas colocar a culpa nele em um assunto tão sério e que não tem fundamento nenhum é mais uma queda rumo ao fundo do poço. Vamos nos informar: bit.ly/boatos_zika

  16. FERNANDO diz:

    com relação a vacina não sei se é verdade, mas quanto ao virus ZICA ,na Africa ja existem registro do virus a mais de dez anos, e la não existe caso algum relacionando od dois fatos.
    acho prudente sempre alertar mas nunca trazer noticias falsas

  17. Jose Carlos diz:

    No Brasil não é possível confiar em nada, qualquer coisa que envolve $ ou qualquer outra vantagem, quase tudo não é confiável, muito menos os governos, laboratórios, bancos, partidos políticos e, por ai vai, aonde tem fumaça tem fogo…

  18. LUIZ ANTONIO DA S. MELO diz:

    Sinto muito mas, se a bula do fabricante foi clara porque então foi aplicada em gravidas esta vacina, o governo é culpado, tendo comprovadas este problema o governo tem que arcar com todos os problemas que estão aparecendo, que o laboratório faça os testes se comprovado erro Brasileiro que já esta comprovado pois, não seguiu a bula do fabricante. Não tem o que discutir.

  19. carlos da cruz rodrigues diz:

    é deverás alarmante ou quem sabe até amedrontador.

  20. A matéria original está nesse link: http://www.sydneyayurvedacentre.com/zika.html
    Sinceramente, não parece uma matéria científica, mas sim uma opinião desse tal Centro Ayurveda de Sydney, que pegou informações de outras fontes para escrever o artigo. Em nenhum momento o tal centro mostra resultados de alguma pesquisa, por isso acho que essa matéria, aqui copiada e traduzida, seja sensacionalista e esteja distorcendo as coisas. Compartilhar uma coisa dessas é de muita responsabilidade. Se você quer ser mais confiável, coloque a fonte para que as pessoas tirem suas próprias conclusões. Pessoas que compartilham coisas inverídicas, ou pelo menos duvidosas, só prejudicam o trabalho do governo em torno do combate às epidemias. É uma pena.

  21. Maria Afonso diz:

    Esta história da vacina se comenta aqui em (PE) Pernambuco e a explicação é que foi erro em um lote que veio para o NE(Nordeste) inclusive saiu na imprensa local e já está sendo investigada pela justiça. Enquanto não houver provas vai ser negado pelas autoridades e médicos que não podem provar. Mais faz todo sentido, por que só nestes estados e só em uma regiáo do país? Os casos de “dengue” começou vira tona pela imprensa 1@ em São Paolo e Sudeste depois com os casos da microcefalia o foco da imprensa para virou estes três estados citados por Simone. Sabemos que se depender do Governo atual isto não vai para a frente, é bom órgãos internacionais entrarem e investigarem para vir pressão de fora para dentro do nosso país tão bagunçado. Não aguentamos mais tanto descaso com as pessoas que trabalham para o país crescer, enquanto quadrilhas se organizam para nos saquear e saquanear afinal votar é obrigatório. Ou seja…. ACORDA POVO !!! UMA ÚLTIMA PERGUNTA…. QUEM IRÁ INVESTIGAR O “ACIDENTE ” DE EDUARDO CAMPOS e outras 6 pessoas???????? . Abraços

  22. Gabrielle Cabral diz:

    Acredito que essa não seja a causa. se fosse assim todas as mulheres que tomaram essa vacina teriam bebes com microcefalia. E não foi o caso. Só nasceram bebes com microcefalia cujas mães tiveram o zika vírus. Pode até ser que o zika não seja o real motivo da doença nos bebes, mas em hipótese alguma acredito que seja a vacina. Eu tive bebe em dezembro e tomei essa vacina no meio da gestação e graças a Deus meu bebe nasceu sem problemas.. Triste é informações como essas serem passadas e pessoas acreditarem, visto que a vacina protege mãe e o bebe também, pois o bebe so toma essa vacina aos 2 meses e a mãe tomando essa vacina o bebe ja nasce “protegido” (não totalmente igual depois que ele toma a vacina), contra as doenças que a vacina protege, e que são doenças graves principalmente em bebes.

  23. juraciteixeira diz:

    O que q esses governantes não fazem para sobrar mais dinheiro pra eles sem pensar q vão prejudicar o povo ? Eles não estão preocupados se vamos ter pessoas com problemas mentais ou não , só querem aumentar suas fortunas q saem de nós . E ficam inventando coisas , alguém tem q levar a culpa , a bola da vez é o mosquito transmissor de várias doenças ……

  24. carmi Lizardo Pereira diz:

    Por que em outros países que como a Colombia , que perde apenas para o Brasil em afetados com o virus Zika , não tem casos de bebês nascidos com a microcefalia ? E na Africa que faz mais tempo que é afetada pelo mosquito ?

  25. Andreia Herculano diz:

    Toda informação deve ser baseada em conhecimento científico! Alerta galera… existe muita especulação em tudo aqui no Brasil… conhecer as causas e fatores reais é dever de quem publica a matéria, existe pena para o crime de informações includentes, mas ao ler devemos nos atentar para não permitir que sejamos enganados, isso se chama inteligência, assim evitamos disseminação de informações infundadas!

  26. Fake! Essa vacina citada é usada há muitos anos sem problema. A vacina suspeita é a MMR que foi usada na epidemia de sarampo e é contra indicada em gestantes e tem que ficar um tempo sem engravidar apos toma

  27. Weltor diz:

    O que ta lesando o povo é a TV e o Futebol;… cade os benefícios da COPA ?

  28. Zeca diz:

    Você já pesquisou sobre este “Sydney Ayurveda Centre”? Eu pesquisaria primeiro…

  29. Graças Santos diz:

    Muitas informações e nenhuma solução.

  30. sabe o que esta acontecendo? MUITA FOFOCA FEDAPUTA BUCETA DO POVAO E DA IMPRENSA deixando o muito desesperado. imprensa fofoqueira vai tomar no CU. prontofalei.

  31. Ana diz:

    Não há sentido algum no que está sendo falado nessa matéria. A vacina é tomada após as 28semanas, data cuja maioria das gestantes já tem o diagnóstico de microcefalia através de ultrassom. Informações tendenciosas e sem o menor critério só causam confusão e só pioram a situação! Vão atrás de informações mais concretas. E mesmo que fosse o caso, apenas as vacinadas no nordeste teriam maior probabilidade? Sem sentido!!

  32. Ana Paula Medeiros Ferreira diz:

    A DTPa aqui no Brasil é aplicada na gestantes somente nas últimas semanas de gestação, e em todos os casos que já acompanhei a microcefalia já é detectada nos primeiros meses de gestação.

  33. b2kguga diz:

    O que esperar de um lixo de governo ? Fez muito bem em traduzir o texto original. Isso irá, sem dúvida alguma, auxiliar os familiares das vítimas caso queiram responsabilizar esse lixo de governo. O que, em minha opinião,deve ser feito de maneira imediata. De acordo com o artigo original, não foram liberados os testes mais eficazes em seres humanos que assegurem a ausência de efeitos colaterais em gestantes. essas informações hão de ser comprovadas pelos familiares nos meios apropriados pois, elementos que justifiquem demandas judiciais em massa responsabilizando esse lixo de governo, existem.
    Se comprovado for, a dimensão que uma situação dessas acarreta é de extrema gravidade. No entanto, em se tratando de Brasil, é mais fácil e prático culpar um mosquito ao invés do se realizar estudo mais acurado ou obedecer as normas ou testes do próprio fabricante (O que, aliás, se ocorreu da forma como narrada pela pesquisa, por si só, a vacina jamais deveria ter sido liberada e aplicada pelo governo) que, ao que tudo indica, utilizou seres-humanos como cobaias além de, evidentemente, servir a dita campanha como forma de captação de mais recursos relacionados à distribuição e aplicação do medicamento.

  34. É uma vergonha para o governo…
    É assim que está mudando o Brasil ?
    Que tipo de governo é este

  35. Andrea diz:

    Gostaria de dizer que eu acredito q realmente é essa vacina tive Zica estava com 5 meses de gravidez e minha filha graças a Deus é perfeita está com 4 meses e meio eu tenho fotos que prova que fiquei horrível o médico acho que era até rubéola na época maio 2015 fiz exame q provou que era Zica eu acho que essa vacina que está causando toda essa desordem na saúde bota culpa no mosquito é fácil

  36. Apaga isso , isso não procede . O zika esta sendo estudado a nível mundial, essa história da vacina já foi comprovada que é mais uma lenda propagada na internet.

  37. Julia diz:

    Eu tomei essa vacina enquanto estava grávida e minha filha nasceu perfeitamente normal

  38. Alcides Medeiros da Costa diz:

    Essa instituição, pelo que se vê no seu site, é do rol daquelas que operam com terapias alternativas, neste caso tratando-se aparentemente, de “medicina tradicional indiana”, yoga, etc. Não sei se os seus pesquisadores, realmente pesquisaram objetiva e cientificamente esse assunto, que é bastante complexo. Pelo que se vê parece que não; estão lançando hipóteses que não há como se comprovar. Por outro lado, porta voz da OMS acaba de anunciar que as pesquisas em curso até o momento, concernentes ao assunto, estão bem próximas de concluir que realmente existe uma relação de causa/efeito entre o zika vírus e a microcefalia.

  39. Pingback: CAUSAS PROVÁVEIS DA MICROCEFALIA: MAIS UM CAPÍTULO… | Blog do Giulio Sanmartini (1944/2013) ....................................Para bom entendedor, meia palavra basta!

  40. Emerson Santos diz:

    O Zica veio de uma floresta de Uganda. isso é verdade? Se veio de lá quantos casos existe de microcefalia la´em Uganda?????

  41. Rosana diz:

    Complicado lendo isso pensei o que teria acontecido se tivesse tomado a vacina ao estar gravida… meu filho é alérgico a vacina da coqueluche quase morreu com crises hiperconvulcivas quando era bebe, na epoca me disseram que era muito raro acontecer mais conheci mais varias mães com bbs que tiveram o mesmo problema… a vacina deveria levar isso em conta que o bb é um individuo diferente da mãe…

  42. talvez seja uma estraleja pra desviar a atenção da população e desviar mas dinheiro usando estes casos afinal são crianças que vão ficar usando o beneficio do inss

  43. Evandro da consolaçao santos diz:

    Mas fica uma pergunta,porque a ANVISA liberou essa vacina para ser aplicada,até onde sei para que um medicamento seja liberado tem que ser testado e aprovado e um rigoroso processo .

  44. Jaqueline A. Moura diz:

    O vírus é a causa mais provável. Acredito que deve haver mais investigação e pesquisa. Não há dados oficiais ligando a microcefalia a vacina, estabelecer essa ligação pode ser um passo de encontro as causas e possível cura. Agora, se essa notícia for fantasiosa é um grande desfavor à sociedade.

  45. Bruna diz:

    Estou grávida e essa dúvida tem me consumido, pois meu obstetra me disse para tomar a vacina dtpa. Porém, nunca tomo nenhum medicamento sem antes ler a bula. E fiquei pasma ao ler na bula de 2 laboratórios diferentes a advertência em negrito de que essa vacina não deve ser aplicada em gestantes. Se o próprio fabricante está alertando para os riscos como posso confiar na orientação do governo?
    Em contrapartida a bula da vacina antitetânica que sempre foi aplicada em gestante recomenda a aplicação em gestante após o primeiro trimestre.

  46. O governo esconde uma sujeira sobre o caso da microcefalia, por puro interesse próprio
    eles fizeram isso para ter na sociedade um monte de gente sem capacidade de votar :(((((
    é o plano deles é IMPLANTAR a nova ordem mundial, e juntamente com isso disseminando as pessoas, fortalecendo a crise economica, o desemprego e o caos !!!!
    estamos vivendo o apocalipse!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s